Bilhetes eletrônicos podem ser extintos dos ônibus de Natal

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O uso de bilhetes eletrônicos pode ser extinto nas linhas de ônibus interurbano que cobrem os municípios vizinhos a Natal, caso as empresas viárias da região cumpram determinação do DER (Departamento de Estradas e Rodagens). De acordo com o jornal potiguar "Tribuna do Norte", o órgão do governo estadual enviou um comunicado às empresas no dia 19 de fevereiro, pedindo que o sistema eletrônico fosse desabilitado em 20 dias.

A determinação ainda não foi cumprida pelas empresas vinculadas ao Seturn (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros de Natal). O Sintra (Sindicato do Transporte Opcional Interurbano), que representa os operadores do transporte complementar, pressiona a outra entidade para que o uso dos bilhetes eletrônicos nos ônibus seja suspenso.

A disputa ocorre porque os ônibus e vans não usam o mesmo modelo de passagem. A reportagem informa que o Sintra já tentou negociar a adesão a um bilhete único com o Seturn, sem sucesso. A associação que representa os proprietários de vans acusa o sindicato rival de concorrência desleal.

Um porta-voz da entidade que representa o transporte opcional afirmou que as vans tiveram queda de 60% na renda desde a implantação das passagens eletrônicas e que "muitos carros estão sendo tomados pelos bancos", segundo o jornal potiguar.

No entanto, alguns passageiros já se posicionam contra o fim do bilhete eletrônico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos