Falha de diagramação causou erro em livros distribuídos em escolas de SP, diz fundação

Bruno Bocchini
Da Agência Brasil
Em São Paulo

Uma falha de diagramação causou erros publicados em cerca de 500 mil livros distribuídos a estudantes do estado de São Paulo, segundo a Fundação Vanzolini, responsável pela elaboração dos mapas e do projeto gráfico da obra.

Um livro didático de geografia, usado por alunos da 6ª série do ensino fundamental nas escolas públicas, mostra o Paraguai duas vezes em um mapa da América do Sul e exclui o Equador. O problema aparece tanto nos livros destinados aos estudantes quanto nas publicações destinadas aos professores.

A Secretaria de Estado da Educação (SEE) informou que determinou à Fundação Vanzolini a troca das publicações com erros. De acordo com a secretaria, a instituição arcará com todos os custos da troca, incluindo a impressão e a distribuição. O órgão informou ainda que os professores estaduais já têm à disposição a correção no site da secretaria ou no endereço eletrônico www.saopaulofazescola.sp.gov.br.

O livro com erro é um material complementar distribuído na rede estadual. A publicação não substitui o material didático, mas é utilizada em conjunto com os materiais destinados aos professores.

A fundação informou, por meio de nota, que o problema afetou 1,55% dos livros publicados e foi gerado no processo de diagramação e aplicação dos nomes dos países na publicação. Segundo a instituição, a base cartográfica está correta, e o livro, na página 3, traz o mapa com os nomes dos países adequadamente aplicados.

"Com isso, deixa-se claro que o mapa recomendado pelos especialistas indicados pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação estava correto". A Fundação Vanzolini informou ainda que será estudada uma forma de reaproveitar os cadernos recolhidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos