Líder indígena diz que aldeias da Raposa/Serra do Sol farão grande festa para comemorar vitória no STF

Guilherme Balza
Do UOL Notícias
Em São Paulo

Após os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidirem, por dez votos a um, pela demarcação contínua da reserva Raposa/Serra do Sol (RR), Dionito José de Souza, coordenador do Conselho Indígena de Roraima (CIR), afirmou que os índios da região realizarão uma grande comemoração para celebrar a vitória no tribunal.

"Hoje, cada aldeia realizará sua comemoração. Nos próximos dias, teremos em algum lugar da Raposa/Serra do Sol uma programação completa de festas, reunindo os índios de todas as aldeias, autoridades e todos aqueles que nos ajudaram na luta pela demarcação contínua", diz.

"Nós esperávamos isso há muito tempo. Os ministros do STF conseguiram chegar a um resultado e nós só temos que agradecê-los, sobretudo ao ministro Carlos Ayres Britto", acrescenta.

Para o líder indígena, a demarcação contínua trará mais liberdade e segurança para a população indígena da reserva. "Acredito que não irão mais invadir nossas terras. Agora poderemos caçar, pescar e plantar onde quisermos. Teremos o direito e ir e vir", projeta.

Segundo Souza, com a demarcação, as comunidades indígenas terão chances de prosperar. "Teremos muita terra para trabalhar. Nós queremos comercializar os produtos da nossa terra, como mandioca, manga, melancia, pimenta, entre outros. Também lutaremos para ter na Raposa/Serra do Sol educação, saúde, alimentos e medicamentos para os índios."

Para Dionito, arrozeiros e não-índios não terão grandes problemas por deixar a reserva. "Existe muita terra para plantar em Roraima. O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) garantirá terras para eles fora da reserva", afirma.

Ele conta que, apesar das tensões entre índios e não-índios nos dias que antecederam a votação no STF, espera que não haja violência de ambas as partes. "Não desejo nenhum mal aos não-índios. Teremos respeito e mereceremos respeito. Não desejos guerras, nem conflitos. Espero que todos nós, povos indígenas, possamos trabalhar conjuntamente na Raposa/Serra do Sol", vislumbra.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos