Santos (SP) proíbe entrada de cães e gatos na praia

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Atualizado às 15h37

Uma nova lei proíbe donos de cães e gatos de passear com seus bichos de estimação nas praias de Santos, litoral sul de São Paulo. Desde segunda-feira (16), não é mais permitido andar acompanhado por animais nem que eles estejam usando coleira e guia.

O Código de Posturas do município já restringia o passeio de cães pela areia da praia. Sancionada pelo prefeito João Paulo Tavares Papa, a lei complementar endurece a proibição, incluindo também os gatos. Agora, os animais só podem entrar na praia no colo do dono.

Na faixa de areia, será necessário que os cachorros usem focinheira. No entanto, a circulação pelo calçadão está liberada, desde que o animal esteja com a guia.

Os cães e gatos que forem encontrados na praia serão recolhidos e encaminhados ao Centro de Zoonoses. Os animais poderão ser retirados do local depois de paga uma taxa de R$ 50,85, em um prazo de dez dias. Após o período, eles serão encaminhados para adoção.

A fiscalização será feita pela Guarda Municipal, que tem postos na praia e faz rondas pela orla. Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação, o trabalho dos guardas irá priorizar a orientação aos proprietários de animais.

"Chegaram ao meu gabinete inúmeras reclamações [sobre cães soltos pelas praias santistas], então resolvi fazer uma lei atendendo aos interesses dos munícipes", diz o vereador José Lascane (PSDB), autor do projeto.

O vereador, que se diz um apaixonado por cães, argumenta que a lei foi criada para proteger os banhistas das doenças que podem ser causadas pelas fezes e urina dos animais domésticos.

Os excrementos de bichos de estimação são vetores de doenças, como o bicho geográfico e a toxoplasmose.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos