Incêndio destrói Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia

Gabriel Carvalho
Especial para o UOL Notícias
Em Salvador

Atualizado às 19h21

O principal laboratório do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi totalmente destruído após um incêndio neste sábado (21). O fogo, que atinge o 5º andar do prédio da UFBA, começou por volta das 16h e está sendo combatido pelo Corpo de Bombeiros, que tem dez caminhões no local. A brigada de incêndios do Pólo Petroquímico de Camaçari também foi chamada. Dez pessoas estavam no prédio, mas ninguém se feriu.

GO: explosão em fábrica da Perdigão gera incêndio

Uma explosão em um dos galpões do complexo da Perdigão, em Rio Verde (230 km de Goiânia), interior do Estado de Goiás, na manhã deste sábado, provocou um grande incêndio. Cerca de 3.000 funcionários estavam na fábrica no momento da explosão, segundo a empresa. Ninguém ficou ferido


Cerca de 95% do fogo já está controlado, calculam os bombeiros. A principal preocupação era impedir que as chamas se espalhassem pelo prédio, já que no primeiro andar existem amostras de produtos inorgânicos que não podem ter contato com água.

O representante da prefeitura do campus, José Bezerra, afirmou ao UOL Notícias que este ano a universidade ainda não havia revisto as instalações elétricas e hidráulicas do edifício.

Em entrevista à rádio Band News FM, a coordenadora do Instituto, Cristina Quintela, informou que os prejuízos podem chegar a R$ 500 milhões, uma vez que equipamentos de última geração, adquiridos pela universidade foram totalmente danificados. Os laboratórios eram de referência e constantemente utilizados por empresas parceiras da UFBA como Petrobras, Braskem e outras companhias do Pólo Petroquímico de Camaçari.

Recentemente, um gerador de energia elétrica foi substituído nas proximidades do Instituto de Química da universidade para melhorar as condições de iluminação no local. Apesar disso, Cristina Quintela afirmou que só a perícia pode determinar as causas do incêndio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos