Alunos denunciam agressão de policiais durante protesto na PB

Gabriela Sylos Do UOL Notícias Em São Paulo

Estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) voltaram às ruas de Campina Grande (PB) nesta terça-feira (24) para protestar contra a ação truculenta de policiais militares na última quinta-feira (19) durante um protesto contra o aumento da tarifa dos transportes coletivos. Segundo o Diretório Central dos Estudantes (DCE), três estudantes ficaram feridos ao serem detidos pela PM: uma jovem, que recusou ser revistada por policiais homens, ficou com hematomas nas costas, e dois menores de idade saíram com ferimentos na orelha e nos braços. "Um deles já estava algemado dentro do carro quando sofreu a agressão", conta Wilton Maia, um dos diretores do DCE.

Veja a ação da PM gravada por estudantes


A abordagem policial aconteceu quando os manifestantes já se dispersavam após protesto na Central de Integração, uma espécie de rodoviária da cidade. De acordo com o DCE, entre 30 e 40 estudantes ainda estavam com faixas no local quando a polícia se aproximou e começou a revistar os manifestantes.

Oito universitários foram levados à delegacia, mas foram liberados horas depois após a intermediação de advogados. Os estudantes agredidos fizeram exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal. A delegada que atendeu o caso solicitou ao Comando Geral da PM uma investigação sobre a ação dos policiais. A família de um dos rapazes feridos entrou com uma ação contra o Estado.

O Comando Geral da PM confirmou que foi aberto um procedimento interno para analisar o caso e que uma conclusão será apresentada em até 30 dias.

Desde o começo da semana passada, estudantes protestam nas ruas de Campina Grande contra o aumento de cerca de 10% nas passagens de transporte coletivo: de R$ 1,55 para R$ 1,73. Os manifestantes já ocuparam o prédio da Prefeitura de Campina Grande e a Câmara dos Vereadores.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos