Estudante é assassinado dentro da sala em Salvador; escola suspende as aulas

Heliana Frazão
Especial para o UOL Notícias
Em Salvador

Atualizada às 20h09

As aulas no Colégio Estadual Filadélfia, localizado no bairro de Pau da Lima, periferia de Salvador (BA), estão suspensas até a próxima semana. O motivo foi o assassinato na noite de segunda-feira (23) do estudante Luan Bispo dos Santos, 18, dentro da sala de aula. Outro colega de Luan, Amilton Santos Reis, 43, também foi atingido por tiros no tórax. Ele foi levado pela polícia ao Hospital Geral do Estado e recebeu alta nesta manhã. A polícia acredita que Amilton poderá esclarecer o ocorrido.

O crime aconteceu por volta das 22 horas, quando ao menos oito homens armados com pistolas chegaram em motos, renderam os dois vigilantes do estabelecimento e invadiram o colégio, provocando pânico entre os alunos. Após entrar em uma das salas, os homens mataram Luan com quatro tiros disparados contra o peito do rapaz, que teve morte instantânea. Nesta terça-feira, quem foi até a unidade de ensino encontrou apenas cartazes comunicando o fechamento da escola, que atende a um total de 700 estudantes, e o adiamento das aulas.

Durante a manhã, pais e alunos demonstraram pavor com o crime e pediram uma ação mais efetiva da polícia para garantir a segurança dos alunos dentro das escolas.

O corpo de Luan foi sepultado no final da tarde de hoje no cemitério Quinta dos Lázaros. Familiares e amigos não quiseram comentar o caso.

Investigação
Policiais que investigam o fato ainda não sabem explicar os motivos da investida contra o jovem. O delegado Antônio Cardoso disse apenas que não gostaria de especular sobre o caso. "O que temos de concreto é que os criminosos invadiram o colégio e provavelmente sabiam o que estavam fazendo, pois foram direto para a sala de aula onde a vítima se encontrava", comentou.

Ele acrescentou que os bandidos se passaram por estudantes para ter acesso ao colégio, aproveitando-se de um descuido da direção da escola, durante a entrada e saída de professores. Sem saber identificar quem seriam os autores do crime, um funcionário da escola, que pediu para não ser identificado, disse que ao notar que os homens estavam armados recebeu apenas uma ordem para manter "os olhos e a boca fechados".

A diretora da escola, Flávia Carvalho, relatou que havia pelo menos 20 alunos na sala de Luan no momento em que a quadrilha chegou. Era hora do intervalo entre as disciplinas, e os estudantes aguardavam a chegada do professor.

Flávia disse também desconhecer os motivos que levaram ao assassinato. A polícia recolheu algumas cápsulas de calibre 380 no local. O caderno do rapaz assassinado foi o que sobrou de material escolar no local entre mesas e cadeiras reviradas. A turma de Luan está no curso de aceleração das 5ª e 6ª séries do ensino fundamental.

Depoimentos
No final da tarde desta terça-feira, o secretário de segurança pública da Bahia, César Nunes, informou que uma equipe de agentes comandada por uma delegada especial foi designada para investigar o assassinato do estudante. O nome do grupo não foi revelado.

"Fiz uma visita ao local do crime para entender melhor como aconteceu. Me preocupa a violência desse assassinato, pois já sabemos que foi cometido por outros jovens que não se preocuparam em manter o anonimato", declarou o secretário. "É difícil prever quando um grupo de criminosos vai invadir um colégio para matar um dos alunos", acrescentou.

Segundo a polícia, as testemunhas começam a ser ouvidas nesta quarta-feira (25). Os primeiros convocados serão os porteiros da escola.

Nunes diz ter acompanhado o trabalho da perícia e ressaltou que a polícia vai dar uma "resposta rápida" ao crime. "Já adotamos todas as providências e logo serão identificados os responsáveis por esse crime brutal", concluiu.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos