Filhote de peixe-boi é encontrado em quintal de casa em Manaus

Especial para o UOL Notícias
Em Manaus

Um filhote de peixe-boi, animal ameaçado de extinção, foi encontrado vivo no quintal de uma casa no centro de Manaus (AM). O animal é fêmea e, segundo o veterinário Anselmo Da'Fonseca, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), tem aproximadamente três meses de vida e apresenta bom estado de saúde. O local onde ele foi encontrado é banhado por um igarapé que, durante a cheia, transbordou inundando o quintal da casa do aposentado Carlos Alberto, no bairro de Aparecida, centro de Manaus.
  • Anselmo Da'Fonseca

    O local onde o animal foi encontrado é banhado por um igarapé que, durante a cheia, transbordou inundando o quintal da casa do aposentado Carlos Alberto, no bairro de Aparecida, centro de Manaus


Carlos Alberto conta que, a princípio, pensou que se tratava de um macho. "A gente tinha colocado o nome do bichinho de Thomas, mas depois que soubemos que era uma fêmea, mudamos. Agora se chama Thami", disse.

De acordo com o veterinário Anselmo Da'Fonseca, esta não é a primeira vez que um peixe-boi é encontrado na orla de Manaus, entretanto, a aparição do animal inspira cuidados. "Ela está saudável e isso indica que a mãe está por perto, porque os peixes-bois se alimentam de leite materno até os dois anos de vida. Quando o rio Negro secar, a tendência é que os animais voltem para o leito do rio e migrem para outras áreas menos habitadas", disse Da'Fonseca.

O animal será retirado do local. "De uma certa forma, ele está no seu habitat natural. O que estamos fazendo é um trabalho de orientação com a vizinhança do seu Carlos Alberto para evitar que eles entrem em contato com o animal. Temos que esperar eles irem embora naturalmente", disse DaŽFonseca.

O peixe-boi é um dos maiores mamíferos de água doce do mundo. Na Amazônia, ele está ameaçado de extinção devido à caça predatória. No passado, os animais eram pegos para a extração de sua carne e gordura.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos