Operação policial na Rocinha apreende 1 ton de maconha e deixa ao menos três mortos

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

Atualizada às 17h41

Pelo menos três supostos traficantes morreram, três ficaram feridos e quatro foram presos em uma operação realizada por cerca de 250 policiais civis de várias delegacias especializadas e do Batalhão de Operações Especiais (Bope) na favela da Rocinha, na zona sul do Rio de Janeiro.

Policiais civis encontraram dois laboratórios clandestino usados para refino de cocaína, além de uma tonelada de maconha. Foram apreendidos ainda dois fuzis, três pistolas e uma granada. Todos os acessos ao morro foram interditados durante a ação, mas de acordo com a Polícia Civil, a favela foi desocupada hoje à tarde. Novas operações no local não estão descartadas.

A ação teve como objetivo prender traficantes envolvidos numa tentativa de invasão na noite de sábado na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, o que acabou gerando violentos confrontos na região e provocou a ocupação da área pela polícia por tempo indeterminado.

A operação na Rocinha começou no início da manhã desta quarta-feira, antes das 6h. Na chegada dos policiais à região foram ouvidos fogos e disparos de tiros. Um bandido foi baleado no confronto. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Ladeira dos Tabajaras
Pelo menos 120 policiais continuam ocupando a Ladeira dos Tabajaras. Eles procuram pelo menos 10 traficantes que estariam escondidos no entorno da região. Não há informações de tiroteios, e o movimento é normal no bairro de Copacabana.

O secretário de Segurança do Estado, José Mariano Beltrame, classificou de bem-sucedido o desfecho da operação, com a prisão de 19 pessoas e a morte de cinco supostos criminosos, em três dias de confrontos e tiroteios nas ruas de Copacabana. Até a noite de terça-feira, foram apreendidos 22 armas e 15 explosivos (13 granadas e duas bombas artesanais).

Pelo menos oito prédios foram atingidos pelos tiros. O edifício 362 da rua Tonelero ficou com 20 perfurações e teve dois carros danificados dentro da garagem. Lojas tiveram pouco movimento, e a frequência nas escolas foi baixa.

*Com informações do "Extra Online", da Folha Online e da Agência Estado

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos