Peças de avião caem sobre casas em Manaus

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Pedaços de um avião cargueiro DC-10-30 da empresa aérea americana Arrow Cargo caíram sobre 21 casas em Manaus na madrugada desta quinta-feira. Segundo a Defesa Civil municipal, dois carros também foram atingidos. O avião saiu às 1h46 do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, na capital amazonense, com destino a Bogotá, na Colômbia. A aeronave tinha autorização para fazer um voo sem carga e sem fins.

Em nota de esclarecimento, a FAB (Força Aérea Brasileira) explica que o comandante da aeronave não informou haver qualquer problema no avião durante a decolagem. Foram os bombeiros do aeroporto amazonense que disseram à torre de controle terem ouvido um estrondo quando a aeronave levantou voo. Os controladores do aeroporto, então, entraram em contato com o piloto, que disse que o veículo operava normalmente.

O piloto norte-americano só admitiu ter tido problemas com uma das turbinas depois da queda das peças de fuselagem sobre o bairro de Terra Nova, ao ser contatado pelo Cindacta 4. No entanto, o comandante decidiu seguir viagem à Colômbia, onde pousou no Aeroporto Internacional José María Córdova, na região metropolitana de Medellín. A cidade se localiza a 414 km de distância de Bogotá.

Nesta tarde, a Defesa Civil de Manaus continuava com os trabalhos de levantamento de danos e perdas causados pelo incidente e o cadastramento das famílias afetadas.

"Parecia o fim do mundo"

Uma moradora do bairro Terra Nova, em Manaus, disse que o forte barulho causado pela queda dos fragmentos do DC-10 fez com que sua família saísse correndo de casa assustada, "sem saber o que tinha causado o barulho e destruído a nossa sala", disse ela. "Parecia o fim do mundo".



Segundo a assessoria de imprensa do órgão, quatro casas localizadas na mesma rua sofreram as maiores avarias. Uma delas teve o banheiro destruído. Outra teve parte da fachada aberta por um grande pedaço da fuselagem da aeronave. A mesma parte de metal também atingiu um carro, modelo Volkswagen Voyage.

As outras residências foram atingidas por estilhaços do revestimento do avião.

A filial da Arrow Cargo em Bogotá disse que a empresa irá responder por todos os danos ocasionados no Brasil. O escritório colombiano também disse que o comandante do DC-10 já deixou a cidade de Medellín e viajou para Miami, no EUA, onde fica a sede da companhia.

Em inspeção preliminar Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) de Manaus, ligado à Aeronáutica, encontrou no bairro de Terra Nova o difusor do escapamento do motor do avião da Arrow Cargo, a parte final do escapamento e pequenos componentes internos do motor.

Após a conclusão do laudo investigativo da Seripa, as informações coletadas serão repassadas à direção do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em Brasília, segundo a assessoria de comunicação do 7º Comando da Aeronáutica, em Manaus.

*Com informações das agências Estado e Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos