Estudantes fazem manifestação pela meia passagem em Belo Horizonte

Rayder Bragon
Especial para o UOL Notícias
Em Belo Horizonte

Estudantes do ensino médio fizeram manifestação na manhã desta quinta-feira (2) no centro de Belo Horizonte para reivindicar a implantação da meia passagem nos ônibus da cidade.

Segundo a Polícia Militar, cerca de 350 estudantes participaram da manifestação; de acordo com os líderes do movimento, foram 700. Eles se concentraram em frente à prefeitura, localizada na Avenida Afonso Pena, e pediam para ser recebidos pelo prefeito Marcio Lacerda (PSB). Policiais militares e homens da guarda municipal fizeram cordão de isolamento na entrada principal do prédio.

De acordo com Camila Moreno, vice-presidente da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas), "Belo Horizonte é uma das capitais mais importantes do país e ainda não implantou o benefício". "Nós já fizemos outras passeatas, mas, de concreto, até agora nada", disse.

De acordo com o presidente da UBES, Ismael Cardoso, apenas as capitais de Belo Horizonte e Curitiba não oferecem nenhum benefício aos estudantes com relação ao transporte público. "No Rio de Janeiro, inclusive, o estudante tem direito a quatro passes livres por dia, e em, Brasília, ele paga um terço", diz.

De acordo com Cardoso, "além do meio passe", os estudantes querem que o vestibular seja reformulado - um programa que faz parte das ações da entidade em vários Estados do país.

Os líderes pretendiam ser recebidos pelo prefeito Marcio Lacerda, mas foram atendidos pelo assessor especial do gabinete do prefeito, Otílio Prado. Ele se comprometeu a repassar as reivindicações ao prefeito, formuladas em um documento. Um novo encontro, desta vez com a presença de Lacerda, foi agendado para a segunda quinzena de abril.

A prefeitura afirma que conceder o benefício aos alunos exigiria aumentar o preço para os outros usuários do sistema de transporte.

Alem da UBES, participaram do movimento a UEE (União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais), a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a UMES (União Municipal dos Estudantes Secundaristas).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos