Bombeiros localizam barco que naufragou no rio Amazonas; busca por desaparecidos continua

Especial para o UOL Notícias
Em Manaus

Mergulhadores do Corpo de Bombeiros localizaram o barco Dona Zilda, que naufragou no rio Amazonas na madrugada do último domingo (5), deixando seis pessoas desaparecidas. De acordo com os bombeiros que estão no local, a embarcação está submersa a 35 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de 12 andares. Mais de 24 horas depois do acidente, os mergulhadores trabalham com a expectativa de que os corpos dos seis desaparecidos estejam dentro do barco.

O acidente aconteceu próximo ao município de Itacoatiara (a 270 km de Manaus). Segundo o coordenador da operação de resgate, tenente Alexandro Leal, o barco foi localizado por volta das 11h30 (horário de Brasília) desta segunda-feira (6). A profundidade em que a embarcação se encontra e a forte correnteza do rio Amazonas têm dificultado o trabalho dos mergulhadores.
"Nós estávamos trabalhando com compressores ligados a mangueiras, mas a correnteza estica demais essas mangueiras e põe em risco a vida dos nossos homens. Agora estamos usando cilindros, mas como a profundidade é muito grande, os mergulhadores têm pouco tempo para trabalhar", disse Leal.

Cinco mergulhadores de Manaus devem se juntar aos outros cinco que já estão trabalhando onde o barco foi localizado. Um helicóptero da Marinha está sobrevoando a região do acidente desde o início da manhã na expectativa de localizar algum corpo ou sobrevivente.

A hipótese de que os seis desaparecidos estejam dentro da embarcação é reforçada por relatos de sobreviventes. Eles afirmam que os toldos de lona utilizados para proteção contra a chuva estavam desprendidos. Desta forma, eles dificultam a passagem dos passageiros para fora da embarcação. "Em casos como esse, muita gente acaba morrendo porque não consegue sair do barco", disse o tenente Leal.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos