Bombeiros localizam corpo no rio Amazonas; cinco pessoas continuam desaparecidas

Especial para o UOL Notícias
Em Manaus

Os bombeiros localizaram um corpo de mulher que estava desaparecido desde o último domingo (5) após o naufrágio do barco 'Dona Zilda', no rio Amazonas, próximo ao município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), no Amazonas.

O corpo ainda não identificado boiou às 15h30 (horário de Brasília) após os bombeiros moverem a embarcação que está submersa a 35 metros de profundidade. Cinco pessoas continuam desaparecidas.

De acordo com o coordenador da operação de resgate do Corpo de Bombeiros, tenente Alecsandro Leal, existe a probabilidade de que outros corpos estejam dentro da embarcação ou presos entre o barco e o leito do rio. "Quando nós movemos o barco, um corpo boiou. Isso nos faz acreditar que existem outros corpos dentro do barco", diz o tenente.

O corpo localizado foi enviado ao IML (Instituto Médico Legal) de Itacoatiara. Familiares já foram chamados para fazer a identificação da vítima. Segundo o tenente Leal, o corpo estava bastante deteriorado, possivelmente pela ação dos peixes.

O acidente
O Dona Zilda naufragou na madrugada de domingo (5), quando voltava de um local conhecido como Arari, a 13 quilômetros de Itacoatiara. Segundo a Marinha, a embarcação bateu em um banco de areia próximo à margem direita do rio Amazonas antes de afundar. O barco foi localizado somente na tarde de segunda-feira (6), a 100 metros do local onde teria batido.

Quarenta e sete pessoas estavam a bordo no momento do acidente. No entanto, o barco tinha capacidade para apenas 38 passageiros.

A Marinha investiga as causas do naufrágio, e a conclusão deve sair em 90 dias. Segundo informações do 9º Distrito Naval, com exceção do excedente de passageiros, a embarcação estava regularizada e tinha coletes salva-vidas. Ainda não se pode afirmar, no entanto, se todas as pessoas usavam os coletes.

* Com informações da Agência Brasil e da Rádio Nacional da Amazônia

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos