Dez cidades fazem mobilização simultânea em defesa de crianças e adolescentes de rua

Da Agência Brasil
Em Brasília

Para alertar a sociedade e o governo sobre os problemas enfrentados pelas crianças e adolescentes que vivem nas ruas das grandes cidades, a Campanha de Enfrentamento à Situação de Moradia nas Ruas de Crianças e Adolescentes - Criança Não é de Rua - vai realizar hoje (8) mobilizações simultâneas em dez cidades brasileiras.

Além de criticar as violações de direitos sofridas pelos meninos e meninas que moram nas ruas, os manifestantes pretendem pressionar o poder público para a elaboração de uma política nacional para atender às necessidades dessas crianças e adolescentes e de suas famílias.

De acordo com o secretário nacional da campanha, Bernardo Rosemeyer, um dos objetivos é criar um espaço para que a população possa expressar a sua solidariedade com crianças que deixaram de morar com suas famílias e fazem do espaço público a sua moradia.

"Eu acho que as pessoas podem sossegar até não se apontar uma saída para essas crianças e adolescentes que se encontram nessa situação de moradia na rua", afirmou.

As mobilizações serão realizadas em Nova Iguaçu, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Palmas, Recife, São Luís e Teresina. Segundo o secretário, em Fortaleza, onde fica o comitê nacional, devem participar cerca de 2.000 pessoas. "Elas vão percorrer a orla marítima e vão fincar 411 cruzes na areia da praia de Iracema", disse.

O secretário também informou que, no final deste ano, será realizado um seminário nacional que pretende fomentar discussões para formular as bases do Programa Nacional de Enfrentamento à Situação de Moradia nas Ruas de Crianças e Adolescentes.

A campanha tem a participação de organizações da sociedade civil e de representantes do Poder Público. O projeto começou com a idealização de um abrigo para crianças que vivem nas ruas em Fortaleza. Em 2005, a campanha foi lançada no Senado e hoje conta com a adesão de mais de 200 entidades de todos os Estados brasileiros.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos