Procissão do Fogaréu reúne 10 mil pessoas na Cidade de Goiás

Guilherme Andrade
Especial para o UOL Notícias
Na Cidade de Goiás (GO)

Uma multidão de aproximadamente 10 mil pessoas, segundo dados da PM, acompanhou nesta madrugada a Procissão do Fogaréu, o grande momento da Semana Santa na Cidade de Goiás (GO).

Resquício de uma época que já vai muito longe, a procissão continua sendo tradicionalmente encenada desde 1745 na antiga capital do Estado, simbolizando a busca e captura de Cristo pelos guardas romanos.

As luzes do centro histórico são apagadas, e à meia-noite tem início o cortejo conduzido pelos encapuzados Faricocos, vestidos com túnicas coloridas e tochas na mão. Ao ritmo de tambores militares, o grupo composto por 40 pessoas avança descalço pelo calçamento de pedras feito por escravos, percorrendo as ruas estreitas da velha cidade.

A manifestação tem origem medieval e incorporou-se no calendário religioso do Brasil-Colônia a princípio com caráter de penitência e autoflagelação, perdido com o passar dos anos. Conta- se que até 1950 as mulheres eram proibidas de participar do evento, pois havia a crença de que naquela noite de lua cheia o Diabo estaria à solta.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos