Chapecó (SC) distribui água em escolas para evitar suspensão de aulas; seca atinge 31 municípios catarinenses

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

A prefeitura da cidade de Chapecó (SC) começou a distribuir garrafas de água mineral a estudantes em escolas na última segunda-feira (13) para evitar que as aulas sejam suspensas devido à seca na região. Segundo informação do "Diário Catarinense", Chapecó está há 45 dias sem registrar chuvas significativas.

Algumas escolas enfrentaram falta de água na semana passada, de acordo com o jornal. A área urbana da cidade realiza racionamento no fornecimento de água, com abastecimento somente durante 12 horas por dia.

Na zona rural do município, mais de 200 propriedades estão sem água. Parte delas é abastecida por três caminhões-pipa da prefeitura, que fazem em torno de dez viagens por dia.

Estado de emergência
A falta de chuvas em Santa Catarina já levou 37 municípios a decretarem estado de emergência desde janeiro. As regiões mais afetadas são o oeste, o meio-oeste, o norte e o planalto serrano. Segundo a Defesa Civil, o Estado sofre com a estiagem desde o início do ano, mas a situação se agravou no oeste e no centro-oeste no início de abril.

O número de cidades em situação de emergência caiu para 31 na segunda-feira porque alguns decretos do início de janeiro venceram. No entanto, o diretor do órgão, major Márcio Luiz Alves, acredita que o número deve voltar a subir durante esta semana.

Segundo nota divulgada pela Defesa Civil, para o major, "o prejuízo desta estiagem está na agropecuária, que envolve a suinocultura, avicultura e bovinocultura, principais atividades econômicas destas regiões".

Os municípios com decretos de emergência válidos são Bandeirante, Belmonte, Canoinhas, Cerro Negro, Chapecó, Coronel Freitas, Cunhataí, Descanso, Galvão, Guarujá do Sul, Iporã do Oeste, Ita, Itapiranga, Major Vieira, Maravilha, Nova Erechim, Paial, Palmitos, Paraíso, Presidente Castello Branco, Princesa, São João do Oeste, São José do Cedro, São Miguel do Oeste, Santa Helena, Seara, Sul Brasil, Três Barras e Tunápolis. Romelândia e Águas de Chapecó pediram prorrogação do estado de emergência.

*Com informações da Folha Online

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos