Falso cirurgião plástico, Marcelo Caron enfrenta júri popular hoje em Goiânia

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

O que você espera do júri popular do falso médico Marcelo Caron?

O falso médico tem culpa total pela morte da paciente? "O ex-médico Marcelo Caron enfrenta júri popular nesta terça-feira (14), em Goiânia, acusado de ter provocado a morte da advogada Janet Virgínia Novais Falleiro, em 14 de janeiro de 2001.

O ex-médico Marcelo Caron enfrenta júri popular nesta terça-feira (14), em Goiânia, acusado de ter provocado a morte da advogada Janet Virgínia Novais Falleiro, em 14 de janeiro de 2001. A advogada morreu devido a complicações resultantes de uma cirurgia de lipoescultura realizadas por Caron, que nunca possuiu a habilitação de cirurgião plástico.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Goiânia, Caron será julgado por homicídio duplamente qualificado - por motivação torpe, já que Caron teria feito a cirurgia para ganhar dinheiro, e por uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

Outros agravantes podem ser apresentados pelo Ministério Público de Goiânia (MP) durante o julgamento. A defesa, por sua vez, poderá apresentar atenuantes e alegar que o homicídio foi culposo (sem intenção de matar), e não doloso.

O julgamento, presidido pelo juiz Jesseir Coelho de Alcântara, está sendo realizado no 2° Tribunal do Júri de Goiânia e teve início às 9h10. Serão ouvidas as testemunhas de acusação e defesa, o réu, o MP e os advogados de defesa, antes de os integrantes do júri votarem os quesitos que definirão a condenação ou absolvição do ex-médico. A previsão é que o julgamento termine por volta das 17h.

Sob críticas da OAB, Justiça de Alagoas realiza 1º júri dentro de um complexo prisional

Numa iniciativa inédita no Brasil e cercada de polêmicas, a Justiça de Alagoas realiza nesta terça-feira (14) o primeiro júri popular dentro de um complexo prisional. A experiência ocorre em Maceió com o objetivo de tentar diminuir os riscos de fuga ou resgate durante o transporte de presos, além de reduzir os custos de julgamentos. A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) critica a experiência e vê "risco desnecessário" e "falta de estrutura" para a realização de um julgamento no local.


Este mesmo júri chegou a ser marcado para o último mês de setembro, mas não foi realizado devido à ausência do réu.

Outras acusações
O ex-médico, hoje com 46 anos, também é acusado pela morte de mais quatro pessoas e por deformações físicas gravíssimas em outras 29, em decorrência de cirurgias realizadas entre 2000 e 2002.

O ex-médico negou, em interrogatório, a autoria do crime e atribuiu a morte de Janet à má conduta de médicos que a atenderam durante o pós-cirúrgico. Segundo o acusado, os profissionais deixaram de fazer a drenagem no ferimento da cirurgia.

Na sentença de pronúncia (que leva o réu a júri), o juiz afirmou que o réu não conseguiu provar suas alegações e que grande parte das testemunhas atribuiu a ele a responsabilidade pelos erros nas cirurgias.

O magistrado alegou, ainda, que há indícios de que Caron tinha plena consciência de sua incapacidade na ocasião da cirurgia da vítima, pois já tinha conhecimento do resultado mutilador de muitas de suas intervenções cirúrgicas.

Outro júri
No início desse mês, a juíza Zilmene Manzolli mandou o ex-médico a outro júri, agora pela morte de Flávia de Oliveira Rosa, ocorrida após uma lipoaspiração.

A ação penal tramita desde 2002 e chegou a ser julgada improcedente pelo juiz Antônio Fernandes de Oliveira. O Ministério Público (MP) entrou com recurso, e, em dezembro de 2006, Zilmene reformou a sentença, pronunciando-o por homicídio qualificado por motivo torpe e uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

Com informações do jornal "Hoje Notícia" e do Tribunal de Justiça de Goiás.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos