Governador do Amazonas decreta emergência em todo o Estado

Especial para o UOL Notícias
Em Manaus

O governador do Amazonas Eduardo Braga (PMDB) decretou, na noite desta quarta-feira (15), estado de emergência em todo território amazonense por conta da cheias que atingem o Estado. Entre as medidas previstas pelo governo para ajudar as vítimas da cheia está o pagamento de R$ 300 a cada família atingida. A ajuda financeira será feita por meio de cartões magnéticos que, segundo a assessoria do governador, serão distribuídos pelas Forças Armadas.

"Estávamos acompanhando a evolução do quadro desde o início do ano e chegou o momento em que não é mais possível atuar pontualmente", disse o governador pouco antes de embarcar para o Rio de Janeiro, onde participa de um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A cheia dos rios amazônicos, em especial a do Negro e do Solimões, já atingiu pelo menos 24 municípios que decretaram situação de emergência ao longo dos últimos dois meses. Na noite desta quarta-feira (15), a Defesa Civil do Estado ainda estava reunindo os dados sobre o número de famílias atingidas pela cheia.

De acordo com o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Agamenon Dantas, a cheia deste ano nos rios Negro e Solimões deverá ser a maior dos últimos 54 anos, superando a maior já registrada, quando o nível do Negro chegou a 29,69 metros. As projeções apresentadas por Dantas apontam para uma cheia de até 30,03 metros. Nesta quarta-feira (15), o nível do rio Negro chegou a 28,16 metros sendo que o período de chuvas na Amazônia vai até o mês de junho.

De acordo com o secretário nacional de Defesa Civil, Roberto Guimarães, 312 toneladas de alimentos já foram enviadas ao Amazonas para abastecer as famílias atingidas. Além dos alimentos, 415 mil itens de kits de desinfecção também já foram enviados ao Estado atingido.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos