Comandante de barco naufragado é inocentado no Amazonas

Leandro Prazeres
Especial para o UOL Notícias
Em Manaus

Após mais de 15 horas de julgamento, Luis Alves de Sales foi absolvido no julgamento pelo naufrágio do barco 'Comandante Sales 2008', ocorrido em maio do ano passado no rio Solimões e que resultou na morte de 48 pessoas. O acidente ocorreu no município de Manacapuru, no Estado do Amazonas. Sales comandava o barco mesmo sem ter a habilitação exigida pela Capitania dos Portos.

Luis Alves de Sales foi levado a júri popular naquele que é considerado o primeiro julgamento por acidente fluvial da Amazônia. Os jurados o inocentaram por quatro votos a três. A promotora do caso, Aureny Freitas, disse, após o julgamento, que ainda vai analisar a sentença para saber se irá recorrer do veredicto.

O julgamento de Luis Alves de Sales começou às 11h da quarta-feira (15) e terminou às 2h20 (horário de Brasília) desta quinta-feira (16). Nove sobreviventes do acidente deram seus depoimentos durante a sessão. Luis Alves de Sales está preso desde maio do ano passado quando se entregou à Polícia Civil depois de passar alguns dias escondido em Manaus.

Luis Alves de Sales foi o único a ser preso pelo acidente. O dono do barco, Francisco Sales, morreu no acidente. Além da falta de habilitação do condutor, o barco 'Comandante Sales 2008' não tinha autorização da Capitania dos Portos para navegar. A maioria dos 48 mortos morava em Manacapuru e era composta por familiares e amigos que voltavam ao município após uma festa religiosa em uma comunidade ribeirinha.

O julgamento de Sales ocorre a menos de duas semanas de um outro naufrágio, o do barco 'Dona Zilda', que naufragou no dia 5 de abril no rio Amazonas, próximo ao município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus) matando seis pessoas. Neste acidente, ninguém foi preso.

De acordo com a Capitania dos Portos da Amazônia Ocidental, 162 pessoas morreram vítimas de naufrágio no Amazonas nos últimos três anos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos