Polícia Federal realiza operação contra esquema de fraude na Caixa

Do UOL Notícias
Em São Paulo

A Polícia Federal (PF) realiza, nesta quinta-feira (16), uma operação para desarticular uma quadrilha que pratica fraude na Caixa Econômica Federal. Devem ser cumpridos dez mandados de prisão, além de outros de busca e apreensão, na Bahia, Rio de Janeiro, Pernambuco e Distrito Federal.

De acordo com a PF, o grupo usa um dispositivo eletrônico conhecido como "chupa-cabra", que consegue capturar dados das tarjas magnéticas de cartões bancários de correntistas da Caixa. Com os dados fraudados, inseridos em cartões magnéticos confeccionados, a quadrilha realizava saques em casas lotéricas, compras em estabelecimentos comerciais e transferências para contas de terceiros.

A polícia diz que os fraudadores usam cartões da Caixa devido ao convênio entre a instituição e casas lotéricas. Assim, eles podiam efetuar saques e pagamentos nesses locais, usando apenas cartão bancário, com a digitação da senha e uma combinação da data de nascimento do correntista.

Segundo a PF, cada membro da quadrilha teria uma função específica dentro do esquema e a ação em diversos Estados teria o objetivo de dificultar a identificação dos fraudadores.

De acordo com a PF, alguns integrantes do grupo já estão sendo investigados desde 2007, com a instauração de 20 inquéritos, no Estado de Pernambuco. Os suspeitos poderão responder por furto qualificado (dois a oito anos de reclusão) e formação de quadrilha (um a três anos).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos