Fogos no Rio de Janeiro marcam início do Ano da França no Brasil

Do UOL Notícias
Em São Paulo*

Uma grande queima de fogos na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro, marcou na noite desta terça-feira (21), feriado de Tiradentes, o início oficial das comemorações do Ano da França no Brasil.

Milhares de pessoas assistiram ao evento, apesar da forte chuva que atingiu a cidade durante todo o dia de hoje. O espetáculo teve a duração de 30 minutos, e o trânsito chegou a ser interrompido no local.

  • Rafael Andrade/Folha Imagem

    Com 8 toneladas de fogos, espetáculo pirotécnico marca abertura oficial do Ano da França no Brasil

Segundo a organização, foram detonadas oito toneladas de fogos hoje. A queima de fogos de artifício teve o dobro de duração da que tradicionamente ocorre na festa do Réveillon, em Copacabana, todos os anos.

Os fogos foram detonados a partir de uma estrutura flutuante em forma de 'y', com 1.500 metros de extensão. O show foi comandado por computadores instalados em quatro balsas posicionadas em pontos estratégicos, além de sistema de monitoramento por satélite.

Além da queima de fogos, houve uma apresentação teatral e performance de artistas, que misturaram roupas com iluminação especial a fogos de artifício.

O Ano da França no Brasil foi lançado oficialmente em dezembro do ano passado pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy.

O evento acontece em retribuição ao Ano do Brasil na França, celebrado em 2005. Na ocasião, mais de 15 milhões de espectadores franceses compareceram aos eventos brasileiros.

A agenda da comemoração prevê eventos que serão realizados até o dia 15 de novembro, em diversas partes do país. A princípio, seriam cerca de 600 eventos, mas o número foi reduzido por causa da crise financeira mundial.

A França está investindo 15 milhões de euros, entre recursos públicos e privados, no evento. Empresas como a Renault, a Air France e a PSA Peugeot Citroen também participam. O Brasil, por sua vez, está gastando R$ 8 milhões. Entre os patrocinadores brasileiros, estão o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Petrobras e os Correios.

*Com informações das agências JB, Brasil e Estado

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos