MPF vai apurar supostas irregularidades em obra de Niemeyer em João Pessoa

Do UOL Notícias
Em São Paulo

O Ministério Público Federal (MPF) vai apurar supostas irregularidades na construção da Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes, em João Pessoa. Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado em julho de 2008, o edifício sofre com rachaduras em sua estrutura, segundo nota divulgada pelo MPF. A prefeitura da capital paraibana terá de informar quais providências foram adotadas para resolver o problema.
  • Pedro Carrilho/Folha Imagem - 29.out.2008

    Com projeto assinado por Niemeyer, a obra da Estação Cabo Branco foi financiada pelo governo federal



A administração de João Pessoa também terá de informar quem foram os responsáveis pela fiscalização da obra durante sua execução, tanto por parte do poder público quanto pelo especialista da construtora.

Em nota, o MPF divulgou que pretende consultar cópias do convênio firmado entre a prefeitura e o Ministério da Ciência e Tecnologia para a construção do complexo científico e cultural, o contrato assinado com a construtora vencedora da licitação, e documentos técnicos como o diário de obra e o controle de concreto.

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura da Paraíba também será contatado para informar se houve visita técnica ou fiscalização na obra durante a execução.

No ano passado, o Ministério Público da Paraíba pediu a adaptação e correção de irregularidades ligadas à acessibilidade para cadeirantes e deficientes visuais na Estação Cabo Branco. De acordo com a Procuradoria do Cidadão, as adaptações foram feitas.

O projeto da estação também já havia causado polêmica entre ambientalistas, segundo a imprensa paraibana. O local onde o prédio se localiza é uma área de preservação ambiental.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos