Operação Lei Seca multou mais de mil motoristas em um mês no Rio de Janeiro

Vladimir Platonow
Da Agência Brasil
No Rio de Janeiro

A intensificação das operações contra os motoristas que dirigem alcoolizados vem obtendo resultados positivos no Rio de Janeiro. De acordo com o governo do estado, desde o dia 19 de março, quando começaram as operações batizadas de Lei Seca, cinco mil veículos foram abordados e 4.451 testes de bafômetros, aplicados. Como resultado, 1.014 multas foram aplicadas, com apreensão de 703 carteiras e reboque de 328 veículos.

Os resultados da Operação Lei Seca foram divulgados hoje (22), pelo subsecretário de governo, Carlos Alberto Lopes. Segundo ele, as punições estão ajudando a diminuir o número de acidentes de trânsito.

"De 19 a 30 de março deste ano, comparado com o mesmo período de 2008, segundo o Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), houve redução 22,15% nos atropelamentos, 14,10% nas capotagens, 12,6% nas colisões e 15% nas quedas de moto", informou Lopes, que explicou não poder comparar os dados de todo o mês, porque não havia atualização disponível.

A Operação Lei Seca conta com seis equipes com 30 pessoas cada. Entre os integrantes estão pessoas com deficiência, que se tornaram cadeirantes em consequência de acidentes de trânsito. Eles percorrem bares e locais movimentados da cidade para conscientizar os jovens sobre os perigos de se misturar bebida e direção.

O governo estadual está investindo R$ 200 mil por mês na operação e só com a compra de 174 bafômetros gastou R$ 1,2 milhão, segundo Lopes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos