Chuvas devem continuar durante o fim de semana no Maranhão e em Santa Catarina

Da Agência Brasil
Em Brasília

A chuva deve continuar durante o final de semana nos municípios da região leste de Santa Catrina e do centro e norte do Maranhão. Na Bahia, o sol deve aparecer e a ocorrência de chuva será passageira. De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), haverá ocorrência de chuva forte ainda hoje (24) no Maranhão.

No decorrer do final de semana a intensidade das chuvas deve diminuir. No Estado maranhense, a chuva atingiu 33 mil pessoas. Cerca de 6.000 estão em abrigos públicos e 5.700 estão desalojadas. A capital, São Luís, e as cidades de Trizidela do Vale, Alto Alegre do Pindaré, Lago da Pedra, Marajó do Sena, Arame, Dufilândia, Presidente Vargas, Nina Rodrigues, Pindaré Mirim, Pedreira, Caxias e Bacabal decretaram situação de emergência.

Em Trizidela do Vale e Pedereira, a situação é agravada pela cheia do rio Marein, que banha as duas cidades. Com a temporada de chuvas, o nível da água subiu cerca de 6,5 metros, passando de 2 metros para 8,5 metros.

Para o litoral de Santa Catarina e o Vale do Itajaí, a previsão é de chuvas fracas, intercaladas com tempo seco. A região foi a mais atingida pelas chuvas dos últimos dias. Dez municípios foram afetados, e Governador Celso Ramos e Penha continuam em situação de emergência. No total, são mais de 3.000 desalojados e desabrigados.

Na Bahia, o tempo começa a estabilizar. A ocorrência de chuvas durante o final de semana será passageira. O sol deve aparecer em todo o litoral nos próximos dias. No Estado, quatro municípios decretaram situação de emergência: Camacã, Guaratinga, Mascote e a capital, Salvador.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos