Cheia no Amazonas deixa 27 municípios em situação de emergência

Do UOL Notícias
Em São Paulo

As cheias dos rios no Amazonas já fizeram 27 municípios decretarem situação de emergência, segundo informação da Defesa Civil do Estado. Destes municípios, 19 tiveram os decretos homologados pelo governo estadual.

No total, o órgão contabiliza 31 municípios atingidos e 184.175 pessoas afetadas pelas enchentes. A principal causa das inundações é um aumento no volume de chuvas, informou a Defesa Civil. As calhas dos rios Purus, Solimões, Negro, Madeira e Juruá estão entre as que receberam maior volume de água nesta temporada de chuvas fortes.

De acordo com o secretário de Governo do Amazonas, José Melo, o governo estadual distribuiu 1.017 cartões eletrônicos com crédito de R$ 300 no último sábado (25) a famílias que foram afetadas pela enchente em Borba, na região do rio Madeira. Outros 379 cartões deverão ser entregues em Presidente Figueiredo na próxima quarta-feira (29).

O secretário disse ainda que uma parceria com o Bradesco deve disponibilizar mais 13 mil cartões para 18 municípios ainda nesta semana. Caso sejam entregues até quarta-feira, famílias de quatro cidades do Alto Solimões (Tabatinga, Benjamim Constant, Atalaia do Norte e Tonantins) poderão ter o auxílio de R$ 300 em mãos no "final da semana".

Um convênio entre a Defesa Civil estadual e a Secretaria Nacional de Defesa Civil também deverá enviar ajuda humanitária a 15 municípios. As localidades deverão receber cestas básicas, filtros, kits de limpeza, cobertores, colchões e mosqueteiros. Presidente Figueiredo, Barreirinha, Jutaí, Itamarati, Canutama, Itacoatiara e Benjamim Constant já receberam o material.

"Continuamos o monitoramento das áreas dos baixos rios, que podem entrar em situação de emergência em breve", disse o secretário.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos