Três pessoas estão internadas em BH com suspeita de gripe; hospital tem cinco leitos com isolamento completo

Rayder Bragon
Especial para o UOL Notícias
Em Belo Horizonte

Você acha que as autoridades vão conseguir controlar o vírus da gripe suína?

Estão internados no hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte, três pessoas com suspeita de gripe suína.

Um casal e um homem, que não tiveram suas identidades fornecidas, estão no 7º andar do hospital, uma ala equipada com cinco leitos especialmente adaptados para receber pacientes cujo tratamento exige isolamento completo. A ala em que eles estão tem sistema de ar condicionado, uma unidade para cada leito, que renova o oxigênio 12 vezes por hora sem que haja a dispersão do ar para fora do local.

O hospital, o único em Minas a possuir essa infraestrutura, informou que sete novos leitos estão sendo preparados para acomodar possíveis pacientes que necessitem do isolamento, porém, sem as características dos leitos já existentes.

Nesse caso, os componentes das equipes médicas que teriam contato com os pacientes seriam em menor número, para diminuir a chance de contágio, e os procedimentos de desinfecção seriam reforçados para permitirem uma maior assepsia dos locais onde os pacientes passassem, como elevadores e corredores. O material utilizado, incluindo roupas da equipe médica, seria imediatamente incinerado.

Segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), o casal, após retornar do México, chegou ao Estado (Aeroporto Tancredo Neves - Confins) por volta das 3h da madrugada desta segunda-feira (27).

Ao serem internados às 12h30, apresentavam sintomas de gripe, segundo a assessoria do hospital. Eles retornavam de lua-de-mel e também estiveram no Panamá.

Já a terceira suposta vítima da doença chegou ao Hospital das Clínicas por volta das 16h30 proveniente de um posto de saúde localizado no bairro Paraíso (Região Leste). De acordo com a assessoria, trata-se de um homem que teria recentemente feito uma viagem a Boston (EUA), há aproximadamente dez dias, e teria feito conexão em Miami. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ele apresentava os sintomas havia seis dias.

Nesta terça-feira (28), o hospital deverá emitir um boletim sobre o estado de saúde dos três. Os exames laboratoriais estão sendo feitos na Funed (Fundação Ezequiel Dias) e deverão ficar prontos nas próximas 36 horas, segundo informou a assessoria da unidade hospitalar.

Informação não confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde dá conta de que o casal teria ido para casa e, ao tomar ciência de que teria vindo de uma região afetada pela doença, retornou ao aeroporto, já com sintomas de gripe. Isso explicaria o intervalo entre a chegada do voo e a internação deles no hospital.

Secretaria de Saúde
A secretaria de Saúde informou por meio de nota que os familiares do casal estão sendo monitorados e foi criado nesta segunda-feira um comitê formado, além do órgão, pelo (IMA) Instituto Mineiro de Agropecuária, o Ministério da Agricultura, a FUNED (Fundação Ezequiel Dias e a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. O intuito, segundo a nota, é a execução de medidas preventivas contra a doença no Estado e o acompanhamento da situação dela em Minas.

A orientação repassada pelo órgão é que as pessoas procurem atendimento médico caso tenham mantido contato com as pessoas suspeitas de contaminação e apresentem, além disso, a ocorrência dos seguintes sintomas: "São considerados suspeitos os casos em que se manifestem os seguintes sintomas simultaneamente: febre alta de maneira repentina, superior a 39º C; tosse, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, bem como ter estado no México (qualquer Estado) ou nos Estados Unidos (Estados da Califórnia e Texas), nos últimos 10 dias", diz a nota.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos