Brasil receberá nos próximos dias 54 mil doses de medicamento para gripe

Mariana Jungmann e Paula Laboissière
Da Agência Brasil

O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (28), após reunião do Gabinete Permanente de Emergência, que o país vai receber 54 mil doses do medicamento Tamiflu, usado no tratamento de influenzas em geral - inclusive a gripe suína.

A gripe suína no Brasil

  • Robson Ventura /Folha Imagem - 27.abr.2009

    Passageiros de voo vindo México desembarcaram ontem (27) em Guarulhos (SP) com máscaras. O Ministério da Saúde monitora internações por suspeitas de gripe suína, mas não divulgou o número de casos no país nesta terça-feira



O governo brasileiro já possui o equivalente a 90 milhões de doses do remédio estocadas no almoxarifado do Ministério da Saúde. O protocolo de tratamento indica que, tão logo o médico diagnostique o caso como suspeito, ele prescreva o Tamiflu.

O medicamento está estocado em tonéis e para ser usado ainda precisa ser manipulado e separado em cápsulas. Por isso, a encomenda de doses prontas para serem ministradas caso haja necessidade.

O Ministério, entretanto, classificou a compra como rotina e informou que a encomenda já havia sido feita em janeiro deste ano, antes do surto de gripe suína.

O Gabinete Permanente de Emergência também informou que a Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav) foi convocada para uma reunião com o objetivo de ajudar nas informações aos turistas.

Por enquanto, não há a intenção de suspender a venda de passagens aéreas que tenham como destino as áreas afetadas pela doença.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos