Topo

Enchentes no Maranhão já afetam mais de 82 mil pessoas, diz Defesa Civil

Do UOL Notícias*<br/> Em São Paulo

28/04/2009 13h32

Atualizado às 17h41

As enchentes no Maranhão já afetam 82.053 pessoas nesta terça-feira (28), segundo a Defesa Civil maranhense. Foram registradas três mortes e um desaparecimento causados pelas chuvas. Em todo o Estado, 11.918 pessoas estão desabrigadas e 16.960 estão desalojadas até esta tarde.

Desalojadas são as pessoas que tiverem de deixar suas casas, mas que estão em casa de parentes ou amigos. Desabrigados são aqueles que estão vivendo, agora, em abrigos públicos.

Ao todo, 18 municípios já decretaram situação de emergência. São eles Trizidela do Vale, Tufilândia, Marajá do Sena, Pedreiras, Bacabal, São Luiz Gonzaga do Maranhão, Cajari, Presidente Vargas, Nina Rodrigues, Pindaré-Mirim, Arame, Lago da Pedra, Duque Bacelar, Codó, Rosário, Alto Alegre do Maranhão, Coroatá e Cantanhede.

Grande parte do país deve ter chuva forte hoje

Previsão é do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos



A capital São Luís e os municípios de Boa Vista do Gurupi, Caxias, Itapecuru Mirim, Timbiras, Peritoró, Pirapemas, Santa Helena e São Raimundo do Doca Bezerra também foram afetados.

A situação é mais grave na região de Pedreira e Trizidela do Vale. Em Pedreira, 2.489 pessoas estavam desabrigadas e 1.251, desalojadas, até a manhã desta terça. O total de afetados no município chega a 10.071. Em Trizidela do Vale, havia 2.615 desabrigados e 1.583 desalojados.

O Maranhão recebe chuvas diárias há três semanas, segundo a Defesa Civil estadual.

Outros Estados
As chuvas que atingiram as regiões Norte e Nordeste do país nos últimos dias deixaram 12 municípios em situação de emergência no Piauí. Em todo o Estado, são 1.960 pessoas desalojadas ou desabrigadas, segundo informação da Defesa Civil.

Entre ontem (28) e hoje, a cidade com o maior volume acumulado de chuva no Brasil foi Soure (PA). O município registrou 185,8 milímetros, volume que corresponde a um terço da média para abril no local.

*Com informações da Agência Estado e do Tempo Agora