Paciente com suspeita de gripe suína na Bahia permanece em área de isolamento

Heliana Frazão
Especial para o UOL Notícias
Em Salvador

Um homem identificado como Alexandre Magno, 40, primeiro caso de suspeita de gripe suína registrado em Salvador (BA), permanece internado desde a noite de segunda-feira (27) em uma área de isolamento no Hospital Octávio Mangabeira, no bairro do Pau Miúdo, referência em casos de doenças pulmonares.

Segundo informações do coordenador da Vigilância Epidemiológica do Estado, Juarez Dias, o paciente desembarcou na capital baiana na sexta-feira (24), mas, somente ontem procurou uma unidade de saúde. Ele apresentava sintomas similares aos da doença, como febre alta, tosse, forte dor de cabeça e irritação nos olhos.

A gripe suína no Brasil

  • Robson Ventura /Folha Imagem - 27.abr.2009

    Passageiros de voo vindo México desembarcaram ontem (27) em Guarulhos (SP) com máscaras. O Ministério da Saúde monitora internações por suspeitas de gripe suína, mas não divulgou o número de casos no país nesta terça-feira



Alexandre saiu de Boston (EUA), passou por Miami, desembarcou em Salvador, depois seguiu viagem para as cidades mineiras de Belo Horizonte e Governador Valadares, retornando à capital baiana. "Ele permanecerá em isolamento até saírem os resultados dos exames que mostrarão se ele foi mesmo infectado", disse Juarez, acrescentando que, nesta terça-feira (28), o paciente apresenta febre, mas respira normalmente.

A Vigilância Epidemiológica busca identificar os demais passageiros que viajaram no mesmo voo, para que também sejam examinados. "Como o voo é longo, prolongando o contato entre as pessoas, vamos rastrear todos os passageiros que viajaram com ele", informou.

Em entrevista coletiva concedida no final da manhã, o secretário de Saúde da Bahia, Jorge Solla, afirmou que o Estado se prepara para receber outros pacientes que eventualmente venham a apresentar o mesmo quadro. "Logo que surgiu esse suposto caso, nós tomamos todas as providências cabíveis e deixamos todos em alerta máximo. Embora nossas expectativas sejam de que o paciente não tenha sido afetado pela doença, ele está sendo tratado como se realmente estivesse infectado. Mas somente o resultado das análises poderá descartar ou atestar o problema", disse Solla.

Desde a tarde da segunda-feira (27), a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) iniciou a veiculação por meio do sistema de som do Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luis Eduardo Magalhães, de uma mensagem, a cada duas horas, alertando os passageiros sobre a doença e orientando-os a procurar o posto médico instalado no terminal aéreo, caso apresentem os sintomas da gripe suína.

Até o final desta manhã ainda não tinha sido iniciada a distribuição de folhetos explicativos. O aeroporto de Salvador recebe seis voos semanais provenientes dos Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos