Incêndio já destruiu 2.000 hectares do Parque Nacional de Ilha Grande, no Paraná

Lúcia Norcio
Da Agência Brasil
Em Curitiba

Equipes do Corpo de Bombeiros do município de Altônia (PR) retomaram na manhã de hoje (29) os trabalhos para conter o incêndio que já destruiu cerca de 2.000 hectares do Parque Nacional de Ilha Grande, em Guaíra, a cerca de 700 quilômetros de Curitiba. Segundo o comandante do Corpo de Bombeiros de Altônia, Gerson Amarildo de Oliveira, o dia amanheceu com forte nevoeiro, impedindo a visão das chamas, e não há como chegar mais perto do local do incêndio.

"O fogo atinge há dois dias uma área de banhado, que tem um tipo de vegetação que nasce com profundidade, sobe até a superfície e gera um broto de até 1,5m de altura, que é onde o fogo está se alastrando. A vegetação está seca, há quase três meses não chove", disse o comandante à Agência Brasil. Segundo ele, por enquanto, não há risco para a fauna, pois há rota de fuga e os animais do parque não estão encurralados.

Oliveira disse que os bombeiros estão roçando a vegetação, para evitar que os focos se alastrem ainda mais. De acordo com ele, a expectativa é que a chuva ajude a apagar o fogo nos próximos dias. Entretanto, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, não há previsão de chuvas na região até o próximo domingo (3) e as temperaturas no local permanecem em torno de 30ºC.

O Parque Nacional de Ilha Grande é constituído por 119 ilhas e ilhotas fluviais que somam 78.875 hectares e está localizado entre os Estados do Paraná e de Mato Grosso do Sul.

Ontem (28), o Conselho Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Paraná se reuniu para definir estratégias de atuação. Desde o início de janeiro, a Defesa Civil do estado contabiliza 3.250 casos de incêndios florestais. Em 2007, foram registrados durante todo o ano 13.112 casos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos