Informações sobre gripe suína respondem por 41% dos atendimentos do 0800 do Ministério da Saúde

Do UOL Notícias Em São Paulo


No mês de abril, o Disque-Saúde (0800 61 1997), serviço de teleatendimento do Ministério da Saúde, registrou 629 ligações para o subtema "gripe suína". O número representa 41,3% do total de ligações (1.524) e 90% dentro do tema "gripe".

Veja o Especial de Gripe Suína
Você está em alguma área afetada?


Dentre as opções para o atendimento eletrônico, 144 pessoas escolheram "definição de gripe suína" e 97 pediram "informações gerais". Entre as mais acionadas também estão "sintomas", com 80 acessos, "medidas de prevenção", com 68, e "recomendações para viajantes internacionais", com 66.

O Ministério da Saúde informa que disponibiliza dois tipos de atendimento pelo 0800, um eletrônico e outro com atendente. O atendimento eletrônico teve um aumento significativo de segunda para terça-feira, impulsionado pelas ligações sobre o novo tipo de gripe. De acordo com boletim enviado pelo ministério, "o maior aumento no número de ligações (27,8%) ocorreu, até o momento, nesses dois dias, quando o noticiário mundial abordou exaustivamente o tema".

Ministério não manda e-mails
O Ministério da Saúde informou, através de nota, que não envia ou autoriza a remessa de mensagem ou arquivo eletrônico pela internet. A medida é uma tentativa de coibir a ação de hackers que, eventualmente, se aproveitem do alerta gerado pela gripe suína.

O ministério pede que qualquer e-mail com esse assunto seja deletado imediatamente e ressalta que divulga informações através do site e pelo Disque-Saúde.

Dois casos suspeitos
O Ministério da Saúde considera a existência de dois casos suspeitos de gripe suína no país, um em Minas Gerais e outro em São Paulo. Na manhã desta quinta-feira, o Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais informou que, das duas pessoas que estão internadas no hospital, uma está no momento sem sintomas e outra ainda se queixa de dores de cabeça e de dores musculares, mas não apresenta febre e tem quadro clínico estável. Ainda segundo o hospital, "nenhum dos dois pacientes está sendo submetidos a antivirais".

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, ontem, afirmou que os dois casos suspeitos estavam sendo tratados como se tivessem a doença. Além desses casos, o ministério investiga 36 outros por precaução.

Suíça, Holanda e Espanha confirmam novos casos
A Suíça e a Holanda confirmaram nesta quinta-feira seus primeiros casos de gripe suína e a Espanha subiu o número de casos confirmados para 13 pessoas e o de possíveis contágios sob observação para 87.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) também aumentou hoje seu número oficial de casos confirmados da gripe suína para 238, em nove países diferentes: até o momento são 93 casos nos EUA; 91 no México; 19 no Canadá; 5 no Reino Unido; 10 na Espanha; 4 na Alemanha; 13 na Nova Zelândia; 2 em Israel, e 1 na Áustria. Já são 168 mortes no México (oito confirmadas e 160 suspeitas) e uma nos Estados Unidos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos