TRF julga a abertura de processos contra o juiz Fausto De Sanctis

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Os 18 desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo, analisam nesta quinta-feira (30) dois expedientes da corregedoria do tribunal contra Fausto Martin De Sanctis, o juiz federal da Operação Satiagraha. O magistrado é acusado pela corregedoria de desobedecer tribunais superiores nos processos contra Daniel Dantas, sócio-fundador do grupo Opportunitty, e o empresário russo Boris Beresovski, envolvido no caso MSI/Corinthians.

Na Satiagraha, operação que investigou um suposto esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas envolvendo o grupo Opportunity, De Sanctis pediu a prisão preventiva de Dantas, por corrupção ativa, após o ministro Gilmar Mendes, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ter mandado soltar o banqueiro por meio de uma liminar.

O juiz também é acusado de dar prosseguimento ao processo contra Beresovski no caso MSI/Corinthians, logo após o ministro Celso de Mello, também do STF, ter ordenado a suspensão de todos os processos do caso.

Se o Órgão Especial julgar procedentes as alegações da corregedoria contra De Sanctis, o tribunal abrirá dois processos administrativos contra o juiz, há 11 anos titular da 6ª Vara Criminal Federal.

Não se sabe ainda qual será a punição do juiz, caso os procedimentos administrativos sejam abertos e as irregularidades nos processos comprovadas. O julgamento teve início às 10h de hoje e não tem horário para terminar.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos