TRF nega abertura de processo contra De Sanctis no caso Corinthians-MSI; postura na Satiagraha ainda será julgada

Do UOL Notícias
Em São Paulo


Por 11 votos a 4, os desembargadores que compõem o Órgão Especial do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo, negaram nesta quinta-feira (30) o pedido do corregedor do tribunal, André Nabarrete, para a abertura de processo administrativo contra Fausto Martin De Sanctis, acusado de ter desobedecido o STF (Supremo Tribunal Federal) no caso Corinthians-MSI.

O juiz foi acusado de dar prosseguimento ao processo contra o empresário russo Boris Berezovski no caso MSI/Corinthians, logo após o ministro Celso de Mello, também do STF, ter ordenado a suspensão de todos os processos do caso.

Ainda hoje o Órgão Especial julgará outro expediente da Corregedoria contra De Sanctis, desta vez pela postura na Operação Satiagraha, na qual o magistrado pediu a prisão preventiva de Dantas, por corrupção ativa, após o ministro Gilmar Mendes, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ter mandado soltar o banqueiro por meio de uma liminar.

Se o Órgão Especial julgar procedentes as alegações da Corregedoria contra De Sanctis na Satiagraha, o tribunal abrirá processo administrativo contra o juiz, há 11 anos titular da 6ª Vara Criminal Federal. Não se sabe ainda qual será a punição do juiz, caso o procedimento administrativo seja aberto e as irregularidades na Satiagraha comprovadas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos