Sobe para 14 o número de casos suspeitos de gripe suína no Brasil

Do UOL Notícias Em São Paulo

Atualizado às 17h15

Subiu de 7 para 14 o número de casos suspeitos de gripe suína no Brasil. Segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde neste sábado, há 6 casos suspeitos em São Paulo, 4 no Rio de Janeiro, 3 em Minas Gerais e um no Espírito Santo.

Veja o Especial de Gripe Suína
Você está em alguma área afetada?
Confira o relato de quem está no México


O Ministério informou também que 38 casos que estavam em monitoramento foram descartados, mas ainda há 37 outros sendo acompanhados, além dos 14 suspeitos. O Gabinete Permanente de Emergências do Ministério da Saúde alterou ontem (1º/5) a definição de caso suspeito e em monitoramento para o vírus Influenza A (H1N1) para ampliar também a vigilância da circulação do vírus.

Segundo comunicado, a mudança ocorreu a partir da ampliação do número de países com confirmações de casos da doença e, ainda, o aumento de áreas afetadas pelo vírus dentro de alguns desses países.

De acordo com as novas regras, passam a ser consideradas suspeitas de ter a doença pessoas provenientes de qualquer área dos países com confirmação de casos e que apresentem os sintomas gripe suína ou que tenham tido contato próximo com pessoas infectadas. Até ontem, eram enquadradas nessa categoria pessoas que vinham apenas de áreas afetadas dentro desses países.

Até ontem eram considerados também em monitoramento os casos que vinham de área sem ocorrência de caso em países afetados e que tinham alguns dos sintomas referidos na definição de caso suspeito. Com as mudanças, serão monitoradas também pessoas que tiverem os sintomas compatíveis com o quadro suspeito da doença e que sejam provenientes de países não afetados.

OMS confirma mais oito casos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou neste sábado que recebeu nas últimas horasa confirmação de mais oito casos de gripe suína na Espanha, no Reino Unido e na Alemanha.

O México tem 397 casos confirmados, incluindo 16 mortes e os EUA têm 160 casos, com uma morte. O número de casos de gripe suína, confirmados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) praticamente duplicou nas últimas 24 horas e agora chega a 658.

Seguem com casos confirmados pela OMS: Áustria (1), Canadá (51), China/Hong Kong (1), Costa Rica (1), Dinamarca (1), França (2), Alemanha (6), Israel (3), Holanda (1), Nova Zelândia (4), Coreia do Sul (1), Espanha (13), Suíça (1) e Reino Unido (15).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos