No Ceará, 52 municípios já foram atingidos por enchentes; há 5.892 desabrigados

Samanta Petersen
Especial para o UOL Notícias
Em Fortaleza

As fortes chuvas que vêm atingindo o Estado do Ceará já deixaram 4 municípios em situação de emergência e outros 52 atingidos de alguma forma pelas enchentes. Quatro pessoas morreram (uma em Ubajara, um Frecheirinha e dois em Bela Cruz) e, de acordo a Defesa Civil local, até a última sexta-feira os desabrigados já somavam 5.892. A estimativa, no entanto, é de que este número aumente nos próximos dias porque choveu muito durante o fim de semana e as autoridades ainda não atualizaram os dados.

São Luís tem abril mais chuvoso em 24 anos

A cidade de São Luís, no Maranhão, teve o mês de abril mais chuvoso dos últimos 24 anos. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a capital maranhense recebeu 707,6 mm de chuva no quarto mês do ano, sendo que a média para o período é de 472,6 mm. Nos registros do Inmet, o maior volume de chuvas em abril para São Luís havia sido de 801,9 mm, em 1985

As cidades de Cedro (a 410 km de Fortaleza), Itapajé (distante 125 km da capital) e a cidade vizinha Uruburetama, além de Milhã estão em situação de emergência e outros 48 municípios já solicit aram também entrar em emergência por conta das chuvas. O governo ainda analisa os pedidos. Segundo informações do coronel Leandro Sílvio Nogueira, da Defesa Civil, pelo menos mais 20 cidades, como Santana do Acaráu e Chaval, que estão em situação crítica, devem ser incluídas na lista.

Os municípios em alerta maior são os situados nas Regiões Norte e do Jaguaribe, por causa do aumento do nível dos rios Acaraú e Jaguaribe. Algumas cidades, com Bela Cruz e Marco, tiveram o sistema de abastecimento de água comprometido e precisaram ser abastecidos através de caminhões-pipa da Defesa Civil.

Estradas interditadas
Dos 131 açudes do Ceará, 103 estão sangrando, o que representa mais de 90% da capacidade de armazenamento do Estado. Neste fim de semana, dois deslizamentos de terra atingiram o Km 303 da BR-222, em Tianguá. Por 24h, a estrada que liga os estados do Ceará e do Piauí foi totalmente interditada

Na semana passada, o governador Cid Gomes visitou cinco municípios da região norte atingidos pelas enchentes e autorizou à liberação de R$ 1,2 milhão do Estado para os municípios de Bela Cruz, Santana do Acaraú, Itapajé, Granja e Sobral.

Outros R$ 23 milhões, oriundos do Ministério da Integração Nacional, devem beneficiar 39 municípios atingidos pelas enchentes em 2008. Este recurso deverá ser utilizado para recuperação de estradas, de passagens molhadas, ampliação e recuperação de bueiros e recuperação de unidades habitacionais.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos