Hospital informa vigilância sobre morte de paciente que teria sintomas de gripe suína no RJ

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Atualizada às 17h07

O Hospital Barra D'Or informou nesta segunda-feira (4) que notificou a Vigilância Sanitária do município do Rio de Janeiro sobre a morte de uma paciente de 50 anos que possuía alguns dos sintomas da gripe suína.

Segundo o hospital, a paciente foi isolada por ter informado que chegou dos Estados Unidos 48 horas antes, mas não apresentava problemas respiratórios, sintoma característico da gripe suína. Ela apresentava apenas febre, dor de cabeça e vômito.

Ainda de acordo com o hospital, a paciente foi internada no domingo (3) e morreu nesta madrugada, vítima de septicemia grave. Material foi coletado para atestar se ela possuía a doença. O resultado dos exames, a serem feitos pela Fiocruz, deve ser divulgado nos próximos dias.

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil informou que a mulher não estava entre os pacientes do Estado com suspeita de ter o vírus Influenza A (H1N1), uma vez que o caso não preenchia os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

"O Cievs (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) esclarece ainda que o caso era acompanhado por precaução, embora não fosse considerado suspeito, em função da paciente ter estado em área considerada de risco para doença", diz a nota da secretaria.

O hospital informou inicialmente que o caso havia sido informado à Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), mas retificou a informação nesta tarde.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos