No Rio Grande do Sul, 2,3 milhões se vacinam contra a febre amarela

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Em razão da campanha de vacinação contra a febre amarela, longas filas se formaram em vários postos de saúde de Porto Alegre e Região Metropolitana. A partir desta segunda-feira (4), mais doses da vacina foram disponibilizadas em 290 municípios em todo o Rio Grande do Sul. As informações são do jornal "Zero Hora".

Na sexta-feira (1º), o Estado recebeu um milhão de doses da vacina do Ministério da Saúde, totalizando 5,2 milhões desde o início da campanha, que teve início em dezembro de 2008. Ao todo, 2,3 milhões de pessoas já foram vacinadas no Rio Grande do Sul.

Da última remessa, 600 mil estão reservadas inicialmente para Porto Alegre e as outras 400 mil irão para o interior. Elas serão destinadas às Coordenadorias Regionais de Saúde, de acordo com a demanda e a capacidade de armazenamento em refrigeração de cada município.

Desde novembro do ano passado, quando houve um surto da doença, mais de 90 bugios morreram infectados. No período, o número de municípios na área de risco aumentou de 52 para 290. Não houve registros de humanos infectados.

A febre amarela silvestre é transmitida pela picada do mosquito Haemagogos. A vacina garante 10 anos de imunidade e não há tratamento específico para reações adversas.

Equipes de agentes comunitários e do Programa Saúde da Família trabalham na busca de pessoas que vivem na área rural ou de mata. Segundo o secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, a inclusão da Capital e de mais 17 municípios onde não existe a circulação do vírus é uma medida extrema de precaução. A vacina é considerada prioritária para quem entra na mata sem estar vacinado.

Na próxima segunda-feira, será realizada uma reunião em Brasília, para avaliar a situação do Rio Grande do Sul e de São Paulo, onde a doença já chegou a 150 km da capital.

O secretário destaca que as pessoas que moram na área urbana podem se programar com calma para fazer a sua vacina, desde que não tenham contra-indicação. A meta é de que pelo menos nos próximos 60 dias a população de Porto Alegre esteja imunizada. A vacina pode ser feita a partir dos nove meses de idade.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos