Kit para exame que detecta a gripe suína deve chegar ao Brasil nesta quarta, diz Anvisa

Claudia Andrade
Do UOL Notícias
Em Brasília


O diretor de portos, aeroportos e fronteiras da Anvisa, José Agenor Álvares da Silva, afirmou nesta terça-feira (5) que o kit que permitirá aos laboratórios brasileiros realizar o exame que aponta a presença do vírus da gripe suína - A(H1N1) - deve chegar ao Brasil nesta quarta-feira (6). Ele concedeu entrevista antes de participar de audiência pública na Câmara do Deputados para debater ações preventivas e de controle e tratamento para eventuais contaminações.

Questionado sobre a demora para liberação do kit, Agenor afirmou que a burocracia não é do Brasil. "É a burocracia lá nos Estados Unidos, não é nossa. Se eles não encaminharam, nós não temos como receber", disse o diretor da Anvisa, acrescentando que o ministro José Gomes Temporão (Saúde) ligou hoje para a diretoria da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), representante da OMS (Organização Mundial da Saúde) no Brasil. "O ministro ligou pessoalmente reclamando que nós ainda não recebemos esse material".

Os kits serão encaminhados pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention), órgão de saúde do governo americano que fica em Atlanta, Geórgia. "O esquema para recepção (do kit) nos nossos pontos de entrada nos aeroportos de Guarulhos e Viracopos está montado. Chegando, ele será distribuído imediatamente para os laboratórios de referência."

Os laboratórios que receberão o material são o Adolfo Lutz (São Paulo), o Evandro Chagas (Belém) e Fiocruz (Rio de Janeiro). A expectativa é que em um prazo máximo de até três dias, segundo o representante da Anvisa, os laboratórios tenham condições de realizar os exames.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos