Ministério da Saúde corrige números e diz que são 24 pessoas suspeitas de terem gripe suína no Brasil

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Em balanço divulgado nesta tarde, o Ministério da Saúde retificou para 24 o número de pessoas no Brasil suspeitas de terem se infectado com a gripe suína. Pela manhã, o ministério havia informado que eram 21 casos suspeitos.

Os casos estão nos Estados de São Paulo (7), Paraná (3), Rio de Janeiro (3), Distrito Federal (2), Goiás (2), Santa Catarina (2), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (1), Paraíba (1), Pernambuco (1) e Rondônia (1).

Além disso, o total de casos descartados chegou a 110 (veja quadro abaixo). Vinte pacientes estão em monitoramento. Os números referem-se a informações repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde até as 9h30 desta quinta-feira.

Total de casos

  • Fonte: Ministério da Saúde


Já chegaram ao Brasil os kits para realização de exames laboratoriais que irão permitir o diagnóstico mais rápido de gripe suína. Com isso, a confirmação ou descarte de casos suspeitos de gripe poderão ser feitos em até três dias, e não mais em 15 dias como ocorria até o momento.

Os primeiros casos de pacientes brasileiros possivelmente infectados pelo influenza A (H1N1) deverão começar a ser diagnosticados no início da semana que vem em território nacional.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a fabricação da vacina influenzae A (H1N1) no Brasil, destinada para prevenir a gripe suína. A Resolução n.º 18, publicada na edição de hoje (7) do Diário Oficial da União, determina critérios para a produção.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos