No Rio Grande do Norte, 40 açudes já atingiram a capacidade máxima

Do UOL Notícias
Em São Paulo

Atualizado às 15h02

A Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte informou nesta quinta-feira que 40 açudes no Estado já atingiram sua capacidade máxima. A secretaria monitora o nível de 46 reservatórios.

O último açude a ter capacidade máxima confirmada foi o Esguicho, no município de Ouro Branco. O reservatório comporta 21 milhões de metros cúbicos de água. Com a sangria desta barragem, o Rio Grande do Norte atinge 99,5% de sua capacidade hídrica, segundo nota divulgada pela secretaria.

Mais chuva no Nordeste

As chuvas devem perder força no Norte e no Nordeste, mas não darão trégua às duas regiões nesta quinta-feira (7). A previsão
é de meteorologistas da Somar.



Com as chuvas e enchentes que atingem o Estado, 12 municípios potiguares estão em situação de emergência, informou a Defesa Civil estadual nesta quinta-feira. O órgão contabiliza 3.735 desalojados, 1.657 desabrigados e 44.011 afetados pelo volume de águas.

Os únicos reservatórios que não sangram no Rio Grande do Norte, de acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, são os açudes localizados nos municípios de Patu, Lucrécia, Jardim do Seridó, Parelhas, Santa Cruz e Jacu. Entre eles, o mais distante da capacidade máxima é o reservatório de Zangarelhas, em Jardim do Seridó, que está 67% cheio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos