Pacientes confirmados com gripe suína em SP estão curados, diz governo

Do UOL Notícias Em São Paulo

Em nota, a Secretaria de Saúde de São Paulo afirma que dois pacientes confirmados nesta quinta-feira (7) no Estado como infectados pelo vírus da nova gripe H1N1, também chamado gripe suína, estão curados. A informação foi divulgada pouco depois que o Ministério da Saúde confirmou quatro casos da gripe no país.

Ministério da Saúde confirma quatro casos



Segundo a secretaria, um deles é um homem de 24 anos que esteve na Cidade do México entre os dias 17 e 22 de abril e apresentou sintomas dois dias após sua chegada. O paciente ficou internado no Instituto de Infectologia Emílio Ribas por dez dias, sob supervisão e monitoramento, e está curado.

O outro paciente também é homem, de 48 anos, esteve em Miami e Orlando entre os dias 19 e 28 de abril. Apresentou os primeiros sintomas em 29 de abril e foi atendido no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, medicado e mantido sob monitoramento. O paciente também se curou, segundo a secretaria.

A secretaria informou ainda que há em São Paulo outros oito pacientes sob suspeita, cujos resultados dos exames devem ser conhecidos em alguns dias, e outros sete em monitoramento. Cerca de 150 leitos de isolamento estão distribuídos nos HCs de São Paulo, Ribeirão Preto e Campinas e Instituto Emílio Ribas caso haja novos casos da doença.

Também foram estabelecidas oito unidades que irão funcionar como referência para o atendimento de possíveis suspeitas. Os locais ficarão de prontidão para identificar qualquer caso, comunicar o fato imediatamente ao Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria e colher materiais para exames.

Das oito unidades, três ficam na capital: Hospital das Clínicas de São Paulo, Instituto Emílio Ribas e Hospital São Paulo. No litoral a unidade de referência é o Hospital Estadual Guilherme Álvaro, em Santos. Já no interior há o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, Hospital das Clínicas de Campinas, Hospital Estadual de Bauru e Hospital de Base de São José do Rio Preto. Os exames são realizados no Instituto Adolfo Lutz, órgão da Secretaria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos