"Vírus não circula no Brasil, e país está preparado para tratar 9 milhões de pessoas", diz ministro

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

"A situação está sob controle", disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante entrevista coletiva em que confirmou que o Brasil tem quatro casos de pessoas infectadas pela gripe suína (H1N1). Segundo o ministro, o vírus não circula no país. "Todos os casos foram importados, e não existem evidências de que foram contaminadas outras pessoas no país, ou seja, o vírus não circula no Brasil", disse.

"Situação está sob controle", diz Temporão



O ministro da Saúde disse que o governo está preparado para tratar 9 milhões de pessoas. "Do ponto de vista de estratégia e mobilização, nós vamos continuar fazendo a mesma operação. Até o momento, não há nenhum registro de pessoa para pessoa no Brasil. Reitero que estamos mostrando total transparência nas nossas ações", disse Temporão.

No mesmo dia em que o Brasil confirmou os casos, o instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, iniciou a utilização de um kit recebido dos Estados Unidos para realizar testes em pacientes suspeitos de estarem infectados com o vírus Influenza A (H1N1), que provoca a gripe suína. O kit, que possibilita uma detecção genômica do vírus, já está sendo utilizado em dez pacientes.

O kit também será encaminhado ao laboratório da fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro (RJ). De acordo com nota divulgada na noite de ontem (6) pelo Ministério da Saúde, em breve mais kits serão recebidos e enviados ao laboratório Evandro Chagas, em Belém (PA).

O material torna mais rápida a análise. Para a detecção do vírus, sem os novos equipamentos recebidos, eram necessários 15 dias. Com o kit, esse tempo é de 72 horas.

"O período de transmissibilidade da doença é de dez dias. As crianças podem transmitir por um período maior e, por isso, ficam, quando é o caso, mais tempo internadas", explicou a diretora técnica da Divisão de Doenças de Transmissão Respiratória do Centro de Vigilância Epidemiológica do instituto Adolfo Lutz, Telma Carvallanas.

*Com informações da Agência Brasil

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos