Volume de rios impede chegada de ajuda no Piauí; chuvas afetam 10.195 famílias no Estado

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

O volume excessivo de água nos rios do Piauí está impedindo a chegada de ajuda humanitária - como alimentos, remédios, colchões e roupas - aos desabrigados no Estado. Os principais afetados pelas fortes chuvas na região estão no interior. Até a manhã desta quinta-feira, 10.195 famílias em 29 municípios piauienses haviam sido atingidas pelas enchentes, informou a Defesa Civil estadual.

Em Esperantina, cidade com o maior número de desabrigados, a 200 km de Teresina, o quadro é grave. Ontem (6), a rodovia que leva ao município foi encoberta pelas águas da chuva que fizeram o volume do Rio Longa subir mais de 9 metros. A chuva, que havia dado trégua desde segunda-feira (4), voltou a cair no interior. A preocupação agora é com as cidades pequenas, uma vez que na capital os trabalhos têm sido intensivos e o volume dos rios baixou.

No interior, o acesso está prejudicado por causa das condições ruins de rodovias estaduais, com buracos e pontos intrafegáveis. Subiram para três as cidades ilhadas.

Ao contrário das cidades do interior, em Teresina as águas do rio Poti chegaram a baixar 1,2 m ontem e algumas vias começaram a ser reabertas.

No bairro de São João, na capital piauiense, 290 casas ficaram submersas após a enchente do rio Poti. Os moradores do local, além de enfrentar as chuvas, têm se organizado para realizar rondas noturnas com botes e lanternas para evitar saques às residências que tiveram de ser abandonadas. Há relatos de furtos de televisões e botijões de gás.

O governador Wellington Dias (PT) determinou que as aulas nas escolas estaduais fossem retomadas no Estado. Boa parte delas, porém, está ou alagada ou servindo de abrigo.

Maranhão

Mais chuva no Nordeste

As chuvas devem perder força no Norte e no Nordeste, mas não darão trégua às duas regiões nesta quinta-feira (7). A previsão
é de meteorologistas da Somar.


A Secretaria de Saúde do Maranhão recebeu medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde para atender as mais de 155 mil pessoas afetadas pelas enchentes no Estado. Segundo o governo estadual, os medicamentos devem ser encaminhados aos municípios afetados a partir de hoje. São 265 mil unidades de 15 tipos diferentes de medicamentos e insumos, como bactericidas, anti-inflamatórios, gaze, seringas descartáveis, esparadrapos, entre outros itens.

A empresa Alumar também doou material médico ao governo estadual. Entre os medicamentos, foram doados antifúngicos, antibióticos e antiparasitários.

Bahia
O número de mortos devido às chuvas que atingiram Salvador subiu para seis, após o corpo de um rapaz de 20 anos ter sido encontrado na tarde de ontem pelo Corpo de Bombeiros. O jovem foi morto em um desabamento.

Cerca de duas horas depois, o corpo de uma menina foi localizado por populares em um canal a mais de 4 km do local em que, na terça-feira (5), uma mulher de 27 anos e sua filha de seis foram arrastadas pelas águas do rio Camurujipe.


Norte, Nordeste e Sul: quanto choveu e quanto se esperava, de 1/3 a 6/5; veja também os efeitos das chuvas e das secas em algumas cidades





*Com informações da Folha Online e da Agência Estado

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos