Chuva deve começar a aliviar seca no sul na terça, diz Defesa Civil

Mariana Jungmann
Da Agência Brasil

O início das chuvas que devem aliviar a estiagem no Rio Grande do Sul está previsto para a próxima terça-feira (12). De acordo com informações da Defesa Civil do Estado, 196 municípios permanecem em situação de emergência por causa da seca que já prejudicou as lavouras de soja, milho e feijão e agora começa a afetar a pastagem, atingindo assim, a produção leiteira. Já falta água para consumo e começa a faltar também para abastecer as criações.

Santa Catarina também sofre com estiagem

  • Seca coloca 298 cidades em emergência



A estiagem afeta ao todo cerca de 1 milhão de pessoas. Em alguns municípios a situação de emergência se estende desde o ano passado. "Houve uma estiagem que começou em novembro e dezembro, aí houve chuva dentro da normalidade em janeiro e fevereiro. E desde março começou a estiagem novamente, que se soma aos prejuízos da estiagem anterior", afirmou o coordenador regional da Defesa Civil, major Luiz Fernando Santos Carlos.

Segundo ele, o governo do Estado também liberou os produtores rurais de pagar as sementes financiadas pelo Poder Público, em função dos prejuízos da seca. De acordo com a Defesa Civil, já começaram a ser enviadas 32 mil cestas básicas à população e estão sendo perfurados poços artesianos para tentar resolver o problema de falta d'água enquanto a chuva não vem.

O governo do Rio Grande do Sul dispõe de 32 bolsas chamadas de pipa-vinil para levar água aos municípios atingidos. "Essas bolsas de vinil podem ser levadas em qualquer tipo de caminhão, assim a gente não precisa daquele caminhão-pipa específico", disse o major.

A falta de chuvas já afetou também as estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que reduziu as previsões para a safra de grãos 2008/2009 em 0,7%.

Previsão do tempo: chuvas diminuem no Norte e Nordeste; Sul tem frente fria

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos