Confirmado primeiro caso de gripe suína em Santa Catarina

Do UOL Notícias Em São Paulo

Um dia após do Ministério da Saúde anunciar os primeiros casos de Influenza A (H1N1) no Brasil, foi confirmado o primeiro caso da doença em Santa Catarina -uma criança de sete anos. A informação é da Secretaria de Saúde do Estado. Agora, são cinco casos da chamada gripe suína no país.

Segundo a secretaria, na tarde desta sexta-feira (8), a Vigilância Epidemiológica estadual recebeu o resultado do exame da criança, que esteve de férias na Flórida, nos Estados Unidos, e estava internada desde segunda (4) no Hospital Infantil, em Florianópolis. A paciente já teve alta da unidade hospitalar.

Ainda de acordo com o governo, ao longo da internação da criança, foram tomadas todas as medidas cabíveis para evitar a transmissão da doença aos familiares e às equipes médicas que mantiveram contato com a paciente.

Um segundo caso suspeito de Influenza A notificado em Santa Catarina foi descartado nesta sexta. Proveniente da Europa, um homem de 30 anos que estava internado no hospital Nereu Ramos, em Florianópolis, recebeu o resultado do exame nesta tarde, como não-reagente para a doença. A mulher do paciente, no entanto, passou a ser considerada com suspeita e está internada no mesmo hospital. Com 22 anos, ela retornou da Europa no dia 27 de abril, e só agora apresentou sintomas da doença.

Santa Catarina, no dia 8 de maio, tem notificados um caso confirmado e um caso suspeito de Influenza A.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos