Defesa Civil alerta para temporais no Norte, Nordeste e Rio Grande do Sul

Do UOL Notícias
Em São Paulo


Em boletim divulgado nesta tarde, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, alertou às defesas civis do Acre, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Rio Grande do Sul para a ocorrência de fortes pancadas de chuvas que devem cair sobre os Estados entre hoje e amanhã.

A presença de áreas de instabilidade sobre a região Norte forma nuvens carregadas e profundas, que provocam pancadas de chuva no Acre, Rondônia, Amazonas, Pará e Tocantins. Nesses Estados, segundo a Defesa Civil Nacional, podem ocorrer chuvas de forte intensidade, acompanhadas de descargas elétricas, especialmente nas regiões leste e centro-sul do Amazonas e do Pará.

Já no Nordeste, a presença de áreas de instabilidade provocam chuva no Recôncavo Baiano, nordeste, leste e norte da Bahia; em Sergipe; em Alagoas; em Pernambuco; na Paraíba; no Rio Grande do Norte; no Ceará; no Piauí e no Maranhão. Nesses locais, a chuva pode vir com força e acompanhada de trovejadas, de acordo com a Sedec.

Você foi afetado pelas chuvas?

Mora em locais afetados pelas chuvas? Conte-nos sobre a situação da sua região


Já no Rio Grande do Sul, entre o fim da tarde e noite de hoje, a aproximação de uma nova frente fria cria áreas de instabilidade que provocam pancadas de chuva no sul e sudoeste do Estado. Há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento entre 50 e 60 km/h e granizo.

Amanhã e na quarta-feira, a frente fria desloca-se pelo interior do Rio Grande do Sul, provocando temporais isolados com queda de granizo. Ainda que ocorram temporais, os efeitos da estiagem não devem ser revertidos, mas apenas amenizados, segundo a Defesa Civil.

Os alertas preventivos da Sedec emitidos para Tocantins, Amazonas, Rondônia e Acre são baseado em informações do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec). Os demais alertas são baseados em informações do Cptec e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos