Número de confirmações de gripe suína se mantém no país; casos suspeitos aumentam

Do UOL Notícias Em São Paulo

Com dois casos suspeitos, Alagoas "isola" pacientes em enfermaria improvisada

A Secretaria da Saúde de Alagoas anunciou que duas pessoas estão internadas em Maceió com sintomas da gripe suína. Uma das pacientes é uma psicóloga que esteve a trabalho no México. O outro caso suspeito é de uma funcionária da psicóloga, que apresentou os mesmo sintomas após contato com ela

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (11) que monitora 22 casos de suspeita de gripe suína no país. Em balanço divulgado ontem, o número de casos suspeitos havia caído de 30 para 18.

Até o momento, foram confirmados oito casos da doença, nos Estados do Rio de Janeiro (3), São Paulo (2), Minas Gerais (1), Rio Grande do Sul (1) e Santa Catarina (1), como já havia sido divulgado ontem.

Além disso, 22 casos estão em acompanhamento (veja tabela abaixo) em sete Estados e 164 foram descartados.

Na manhã desta segunda-feira, chegou ao Rio de Janeiro parte do grupo de amigos do jovem contaminado pelo vírus da gripe suína que está internado na capital fluminense. De acordo com as autoridades, quatro passageiros desembarcaram apresentando sintomas e dois estão sendo monitorados em casa.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou hoje que a gripe suína, rebatizada de influenza A (H1N1) pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é "grave", mas que a enfermidade não é "do tamanho que parecia ser". De acordo com Lula, o ingresso de pessoas no Brasil é "bem monitorado".

A Organização Mundial da Saúde confirmou, em relatório publicado na manhã desta segunda-feira, 4.694 casos de gripe suína pelo mundo, em 30 países diferentes. A China confirmou nesta segunda-feira que um estudante de 30 anos, que acabou de voltar dos Estados Unidos, está com gripe suína. É o primeiro caso confirmado no país .

  • 1. As definições de caso em monitoramento, suspeito, confirmados e descartados estão disponíveis e atualizadas no Protocolo de Procedimentos e Manejo de Casos e Contatos de Influenza A(H1N1), que pode ser consultado no site do ministério.
    2. O total de casos em monitoramento e suspeitos pode variar de acordo com a reclassificação dos casos e o total de casos confirmados e descartados será sempre cumulativo.


Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos