Amazonas é o primeiro Estado a cumprir meta de vacinação de idosos

Amanda Mota
Repórter da Agência Brasil
Em Manaus

O Amazonas já conseguiu alcançar a meta de vacinação de idosos estabelecida pelo Ministério da Saúde, antes do término da campanha de imunização contra a gripe. O Estado foi o primeiro do país a vacinar 80% da população acima de 60 anos este ano, mais de 153,3 mil pessoas.

Nem mesmo as enchentes que levaram os 62 municípios amazonenses à situação de emergência impediram o alcance da meta. O resultado está sendo comemorado entre as equipes de saúde, já que, tradicionalmente, nas campanhas nacionais de vacinação, os Estados da Amazônia têm pelo menos 30 dias a mais de trabalho. Este ano, a campanha foi prorrogada até o final de junho nos Estados da Região Norte e até 29 de maio nas demais unidades federativas.

O prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde para cumprimento das metas é maior para a região devido às condições geográficas específicas e às dificuldades para alcançar populações rurais e ribeirinhas que vivem em locais de difícil acesso.

O alcance da meta de vacinação no Amazonas não vai interromper, contudo, a continuidade ação de imunização no Estado, que vai continuar disponibilizando a vacina contra gripe para os idosos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos