Doze casas desabam na periferia de Salvador devido às chuvas

Heliana Frazão
Especial para o UOL Notícias
Em Salvador

Doze casas, todas localizadas na periferia, desabaram nesta quarta-feira (13), em Salvador, em consequência da instabilidade dos terrenos. As fortes chuvas que atingiram a capital baiana nos últimos dias provocaram infiltrações no solo e rachaduras nos imóveis. Segundo a Codesal (Coordenadoria de Defesa civil), órgão da prefeitura, não houve vítimas.

Número de mortos pelas chuvas sobe para 40

As notificações das coordenadorias estaduais de defesa civil, encaminhadas hoje para a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, indicam que, desde abril, 40 pessoas morreram em decorrência das chuvas que atingem os Estados do Norte e Nordeste, além de Santa Catarina. Hoje, foram confirmadas duas mortes em Alagoas e uma no Maranhão


De acordo com o órgão, nesta quarta-feira, além dos desabamentos das casas, foram registrados 62 deslizamentos, dois desabamentos de muros, 30 alagamentos e uma queda de árvore. Os desabamentos dos imóveis foram registrados nos bairros de Caminho de Areia, Campinas de Pirajá, Bairro da Paz, Cosme de Farias, Massaranduba, Calabetão, Vila Canária, São Marcos, Mata Escura, Fazenda Grande 3 e Paripe.

O prefeito João Henrique Carneiro (PMDB) afirmou que os moradores que perderam as suas casas por causa das chuvas terão prioridade no programa "Minha Casa, Minha Vida", do governo federal. Segundo o prefeito, o município vai priorizar os cadastrados pela Defesa Civil. Nesta quarta-feira, também foram distribuídos mais colchões, lençóis, roupas e alimentação para os desabrigados.

De acordo com dados da Cogel (Companhia de Governança Eletrônica de Salvador), desde o último dia 8, quando os formulários foram colocados à disposição da população até esta quarta-feira, 7.784 pessoas foram inscritas no programa de habitação.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos