Chuva não normaliza abastecimento d'água nos municípios atingidos pela seca no RS

Da Agência Brasil

As chuvas dos últimos dias no Rio Grande do Sul ainda não foram suficientes para normalizar o abastecimento de água nos municípios atingidos pela seca no Estado. De acordo com a Defesa Civil, mais de um milhão de pessoas foram afetadas pela estiagem que já causou um prejuízo de R$ 1,9 bilhão e deixou 230 municípios em situação de emergência.

A seca também provocou a paralisação dos serviços públicos em 21 municípios da Região Celeiro, no noroeste do Estado. O presidente da Associação dos Municípios da Região Celeiro e prefeito de Vista Gaúcha, Claudemir Locatelli, disse que os serviços continuarão suspensos até amanhã (15).

Locatelli e um grupo de prefeitos do Rio Grande do Sul estão em Brasília para reivindicar do governo federal a criação de uma linha de crédito que atenda os municípios atingidos pela estiagem.

"Os prejuízos deste ano foram maiores do que pensávamos. Queremos ações para que possamos estar preparados para não sermos pegos de surpresa com a seca. Os produtores precisam de orientações, para isso o governo precisa liberar linhas de crédito para investirmos no Estado", disse.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos